
Deputado Valdir Cobalchini(PMDB) apresentou, em audiência, quinta-feira (8/7), ao secretário de Estado da Educação, Silvestre Herdt, suas propostas para o setor de Educação. Cobalchini defende o prosseguimento da descentralização do setor, com aumento no orçamento nas Secretarias Regionais onde os municípios apresentarem os menores índices de desenvolvimento humano, social e educacional.
Entre as propostas do deputado está a ampliação do ensino profissionalizante pós médio, com cursos voltados para o desenvolvimento de cada região. “Vou defender o aumento no orçamento do Estado da verba para a educação profissionalizante”, explica. “ Entendo que os cursos devem ser de acordo com as vocações econômicas de cada região”, completa.
Cobalchini pretende apresentar um projeto que permita ao Estado celebrar convênios com as fundações educacionais que oferecerão os cursos profissionalizantes pós-médios gratuitamente aos interessados. “Os cursos serão definidos pelos Conselhos de Desenvolvimento Regional, sob coordenação da gerência de educação da SDR”, salienta.
FUNDO ESPECIAL- Cobalchini também defende a criação de um Fundo Especial para o custeio da educação a exemplo do que já existe em nível federal, o Feies. “Com esse fundo podemos ampliar a compra de vagas nas universidades do sistema fundacional, atendendo um numero maior de alunos”, afirma Cobalchini. “Esse fundo também deve priorizar as regiões com os menores índices de desenvolvimento”, argumenta.
Na audiência ele ainda abordou temas como mais recursos para a educação infantil e mudanças nos critérios da distribuição de recursos para o transporte escolar, atendendo também alunos do ensino médio e universitário.
0 comentários:
Postar um comentário