Com esse projeto, explica Cobalchini, o orçamento do Estado terá uma verba especifica para compra de vagas em cursos do ensino profissionalizante. “O projeto, se aprovado, vai autorizar a celebração de convênios entre o Estado e as fundações de ensino que oferecerão, gratuitamente, os cursos”, explicou.
Ainda segundo o deputado, a seleção poderá ser feita através de vestibular ou análise de currículo, com preferência para aqueles que fizeram o ensino médio em escola pública. “Os cursos serão definidos pelos Conselhos de Desenvolvimento Regional, sob coordenação da gerência de educação da SDR”, acrescentou Cobalchini.
“Cada região, através de seus conselhos, decidirá quais serão os cursos”, argumenta o deputado. “Essa é uma forma de garantir oportunidade de trabalho aos jovens que estão concluindo o ensino médio e se preparando para a universidade”, afirmou.
Hoje o Estado de Santa Catarina oferece ensino básico profissionalizante. Foram selecionadas 29 escolas, cada uma numa região distinta do Estado, e definidos os cursos para implantação em 2006. Estes cursos foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação do Estado e abrangiam em 2007 um total de 2000 alunos matriculados.
Com esse projeto, afirmou Cobalchini, é possível aumentar até dez vezes mais esse número de alunos. Segundo ele, os índices de desenvolvimento econômico e social podem ser levados em conta para na hora da distribuição das vagas. “Regiões com menores índices recebem mais vagas”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário