terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nova ligação Ilha-Continente em discussão no Governo do Estado

O secretário de Estado da Infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, recebeu, nesta terça-feira (11), do prefeito Dario Berger o estudo preliminar para a quarta ligação Ilha-Continente, denominada de eixo-norte. A reunião desta terça-feira é a sequência da conversa inicial entre o prefeito Berger e o governador Raimundo Colombo, na semana passada.

O estudo contratado pela Prefeitura com a empresa Prosul apresenta duas situação, sendo uma com uma ponte e outra com um túnel. Ambas ligam a Beira Mar Norte, na altura do Hotel Baía Norte, com a Beira Mar Continental e prevêem uma ligação com a BR 101, no limite dos municípios de São José e Biguaçú.

Os custos da obra, de acordo com os estudos preliminares, ficam em torno de R$ 590 milhões para um túnel e R$ 780 milhões, para uma ponte estaiada. A extensão total, da Beira Mar Norte a BR 101 é de 9,8 quilômetros. A estimativa é que cerca de 50 mil veículos ao dia optem por esse trajeto. Tanto o túnel quanto a ponte tem 1,150 metros, com três pistas e ciclovias. O túnel também prevê espaço para a passagem de trem.

De acordo com o prefeito Dario Berger, esse é o primeiro estudo e que assim que for definido qual tipo de obra, então serão contratados os projetos. “O governador Raimundo Colombo vê com muito bons olhos mais essa ligação e nos autorizou a encaminhar todo o estudo para o secretário de Infraestrutura”, informou.

Segundo o secretário Valdir Cobalchini, o Governo criou um grupo, interado pelo governador, vice-governador, secretário de Infraestrutura, presidente da SC Parcerias, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Procuradoria Geral do Estado, para tratar do assunto. “Vamos dar sequência à essa discussão e buscar uma alternativa, que pode ser um financiamento ou mesmo uma parceria público privada”, explicou.

Cobalchini enfatizou que é vontade do Governo fazer essa nova ligação, por isso da constituição desse grupo. ‘Esse assunto está na pauta do dia dentro do Governo e da Secretaria de Infraestrutura”, finalizou o secretário.

Participaram da reunião na secretaria de Infraestrutura, além do prefeito e do secretário Cobalchini, o ex-secretário regional da Grande Florianópolis, Valter Galina, o secretário de Obras de Florianópolis, José Nilton Alexandre, e o deputado estadual Renato Henning.

0 comentários:

Postar um comentário